Copa 2014, Rio 2016 – Brasil um país desenvolvido?

rio 2016Os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento quase sempre assistiram os dois maiores eventos esportivos mundiais pela televisão.

A Copa do Mundo de Futebol, organizada pela FIFA, pela primeira vez em sua história será disputada no continente africano, em 2010 o evento será realizado na África Do Sul e em 2014, sua 19ª edição acontecerá no Brasil.

Por tratar-se de apenas uma modalidade esportiva, o futebol, o qual atinge todas as classes sociais (devido ao baixo custo para praticá-lo), já foram realizadas outras copas em países em desenvolvimento.

Conforme a Tabela das Copas já realizadas até 2006, considerando as condições econômicas dos países sede temos um placar de 12 copas realizadas em 9 países desenvolvidos contra 6 eventos realizados em 5 países sub ou em desenvolvimento.

Mas quando o assunto é olimpíadas, o quadro é bem diferente. Pela 1ª vez em 120 anos os jogos olímpicos da era moderna serão realizados na América Latina e até o momento num país em desenvolvimento. Apenas em 1968 na Cidade do México uma olimpíada havia sido sediada num país em desenvolvimento.

A copa do mundo de futebol é realizada num país, que pode utilizar várias cidades como sede, sendo utilizados apenas Estádios de futebol como palco esportivo.

As olimpíadas são realizadas em uma única cidade, onde são disputadas 26 modalidades esportivas (Londres/2012, Rio/2016 serão 28), das quais muitas exigem ambientes específicos para serem realizadas, como a natação, os esportes de quadra e a equitação.

Os dois eventos são de grande magnitude, mas não podemos negar que para realizar uma olimpíada as necessidades em infra-estrutura são muito maiores, assim como o número de atletas envolvidos e por conseqüência de público.

Mas o que motivou o COI (Comitê Olímpico Internacional) a escolher o Rio de Janeiro como sede dos jogos em 2016, desbancando grandes cidades como Chicago, Tókio e Madrid?

Podemos encontrar diversas explicações, mas entre todas temos que ponderar sobre as palavras do Presidente do BACEN, o Sr. Henrique Meirelles: “Nós temos a 10ª maior economia do mundo e o Banco Mundial prevê que seremos a quinta até 2016”.

Será que os países desenvolvidos já visualizam essa projeção e diante do respeito internacional que desfrutamos atualmente escolheram o Brasil como sede dos jogos olímpicos de 2016?

Sabemos que o caminho é muito longo, o nosso país ainda precisa melhorar muito em diversas áreas para chegar ao patamar dos países desenvolvidos, principalmente na infra-estrutura de transportes e nas áreas sociais como saúde e educação.

Mas para um país que apenas nos últimos 15 anos vivencia uma estabilidade econômica, após passar por grandes períodos inflacionários com diversas crises, é possível que essa projeção realmente se concretize e finalmente nos tornaremos o País do Futuro.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: