Quando economizar se torna um vício!

Tio Patinhas Você pode se encaixar nesse dilema ou conhecer alguém que preencha a descrição abaixo.

Quando as finanças de alguém estão completamente no vermelho a auto-estima da pessoa é baixa, pois quando não é possível fazer o que se gosta, comprar aquele bem tão precioso ou atender um pedido da família somos acometidos por uma sensação de impotência, de incapacidade que torna nossa vida frustrante.

Muitos consideram esse fato como culpa do destino, fatalidade e não se esforçam para inverter o quadro, enquanto outros encaram o problema de frente, reavaliam suas vidas e se propõem a efetuar uma mudança radical em seus costumes e paradigmas. Quando esse processo é bem sucedido o individuo, que antes era um devedor, torna-se um aplicador, com as finanças pessoais bem equilibradas, sempre considerando os benefícios de aplicar uma parte dos seus rendimentos, com base num bom planejamento e com objetivos bem definidos.

Mas existe um grupo de pessoas que extrapolam e confundem planejamento e objetivos definidos com necessidade constante de economizar dinheiro.

Essa distorção pode igualar uma pessoa com uma boa quantia economizada e com sobras no seu orçamento com outra totalmente endividada.

A resposta é simples: se você não tem dinheiro existe a insatisfação de não poder consumir, ou pelo menos pagar todas suas despesas em dia, mas quando você tem a possibilidade de comprar aquilo de deseja e não o faz porque a sua “obrigação” de economizar dinheiro para o futuro é maior a insatisfação, ou o remorso podem aparecer nesse “futuro” para o qual você tanto poupou, onde você percebe que tem dinheiro, muitas vezes de sobra, mas não tem mais saúde, companhia ou desejo de fazer o que antes era tão desejável.

Quem não conhece uma pessoa com idade avançada que possui muitos bens, dinheiro aplicado, que poupou tudo o que era possível, mas não usufruiu como deveria desse patrimônio e agora já velhinho não tem mais nada que fazer.

Economizar dinheiro baseado em objetivos bem definidos com planejamento, descartando gastos, realmente, desnecessários está correto. É necessário distinguir consumo de consumismo. Uma pessoa equilibrada na questão emoção/razão dificilmente será consumista, pois saberá dosar o desejo de comprar e a hora de comprar, diferente do individuo consumista, que simplesmente compra aquilo que deseja, sem pensar se pode ou não, se lhe trará benefícios ou é apenas um fetiche de consumo.

Portanto na questão de economizar dinheiro não podemos ser oito nem oitenta, deve existir um equilíbrio constante entre o momento de poupar e quando satisfazer um desejo pessoal ou da família.

Efetuar um bom planejamento financeiro não significa abdicar de viver e usufruir as alegrias que a vida pode proporcionar.

Qual a sua opinião?

 

2 Respostas

  1. Olá,
    Cheguei nesse post via yahoo respostas. Achei bastante interessante.

    Eu sou uma pessoa que busco controlar meu orçamento, gastar moderamente e realmente tenho sempre a preocupação de não me tornar um pão duro.

    Eu sempre avalio os gastos, a real necessidade e me pergunto se eu não estou sendo pão-duro. Justamente para não virar neurótico.

    Se você não se incomodar, também gostaria de deixar aqui o endereço do meu blog, onde há vários artigos sobre diferentes tipos de investimentos e sobre o mercado financeiro em geral:
    http://www.monacoonline.com.br/blog

    A maioria dos artigos é na linha “entenda como funciona”.

    Abraço.

    • Olá Bjornn,

      Agradeço a visita.

      Acho que seria interessante criarmos links entre o blogs, o que você acha?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: