Você compra por impulso ou analisa o custo/beneficio?

compras

No atual estágio da sociedade um problema freqüente, quando não é caso de psicólogo, é a necessidade crescente de consumir os produtos disponibilizados no mercado.

Os avanços tecnológicos são em muitos casos, o principal motivo para se efetuar compras desnecessárias, pelo simples sentimento de posse de novos equipamentos, com mais recursos e sofisticação.

Os maiores exemplos desta “loucura” consumista são os aparelhos celulares e os notebooks ou a onda do momento os netbooks.

Quantas vezes você troca de celular por ano?

Se a resposta é mais de uma, você tem que começar a se cuidar.

É cada vez mais freqüente as pessoas possuírem duas ou três linhas (chips) de telefonia celular, motivadas pelas promoções e facilidades. Atualmente temos várias opções de aparelhos que funcionam simultaneamente com dois até quatro chips de operadoras distintas. Mesmo com essa opção não é difícil encontrar pessoas com dois ou até três aparelhos andando pela rua. Além das promoções outra explicação é que um é do trabalho, outro a namorada que presenteou e por ai vai.

Esse mesmo público troca sucessivamente de aparelhos, toda vez que é lançado um novo modelo com mais recursos. Mas é realmente necessário? Os novos recursos são utilizados, ou servem apenas para justificar o desejo de possuir algo antes que muitos?

No caso dos Note/Netbooks a motivação ou justificativa é a mobilidade, a possibilidade de carregar todos seus arquivos, trabalhos, fotos, etc, para qualquer lugar quando quiser.

É verdade que um computador portátil é muito útil e vários ramos profissionais já são dependentes deste recurso, mas se o individuo trabalha das 8:00Hs às 17:00Hs e não utiliza no exercício da sua função, qual a necessidade de um note/netbook? Provavelmente irá utilizá-lo dentro de sua casa, no seu quarto ou eventualmente num passeio ou casa de um amigo. Mas mesmo sem a necessidade a compra é efetuada, sendo que na maioria das vezes a pessoa já possuía um computador em casa.

Mas se antes de comprar você fizer algumas perguntas simples e diretas, e responde-las com sinceridade, será que a compra será efetivada?

– Qual a real necessidade de comprar?

– É o momento correto de comprar?

– Essa oferta é realmente imperdível?

Recentemente passei por essa experiência. Quando decidi montar este blog, no fim do mês de julho, a primeira idéia seria adquirir um notebook e um aparelho de modem móvel para acessar a internet em qualquer lugar sem problemas, visando a sua atualização no menor tempo possível. Já estamos no mês de outubro e ainda não comprei os equipamentos, continuo utilizando meu desktop em casa e mesmo com várias ofertas que apareceram, algumas quase finalizei a compra, me contive graças às perguntas acima.

Portanto é possível conter o consumo desnecessário, mas isso depende de cada um, da honestidade consigo mesmo e a consciência que dinheiro não dá em árvore nem brota no chão. Nosso dinheiro é suado e devemos direcioná-lo para aquilo que realmente nos trará benefícios e não apenas satisfação.

 

2 Respostas

  1. Realmente essa é uma situação que deixa a gente bem maluco. A vontade é enorme de comprar as novidades mas a real necessidade deve atuar primeiro. Estou escrevendo esse comentário porque essa semana tive que tomar uma decisão, pra mim considerada muito difícil. Tive que cancelar minha sky, minha internet, outras assinaturas e deixar de comprar algumas coisas para poder realizar o meu sonho definitivamente. Hoje estou casado, com uma filha e ainda moro com a minha mãe (que horrível), porque minha casa ainda não está pronta. O conselho que foi passado acima é muito importante para que você reflita sobre a real necessidade de adquirir um produto, é muito bom ter as novidades do momento, mas o mais importante é ver se ela vai te trazer benfícios para o dinheiro investido ou se é somente para manter o seu status.

    • Olá Ricardo,

      Obrigado pelo comentário, sua participação neste espaço é muito importante para mim.

      O status social sempre é almejado pelas pessoas, mas é algo que deve vir naturalmente, com uma vida financeira organizada e saúdavel, quando o status se torna o objetivo, nossas finanças se tornam um caos. Sua opção de cancelar a Sky, internet e outros serviços foi correta no momento e assim que você mudar para sua casa e acertar seu orçamento, nada te impede de acessar os serviços novamente.

      Paulo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: