Título de Capitalização: O que é isso?

capitalização

A partir do momento em que pensei em escrever sobre este tema busquei pela internet artigos já publicados sobre Títulos de Capitalização. A maioria dos artigos que li se encontravam em sites ou blogs sobre educação financeira e investimentos, sempre com a perspectiva de acumulação de recursos e independência financeira.

O que pretendo neste artigo é discutir algumas afirmações sobre os títulos de capitalização e não me posicionar, indicando sua contratação ou não, mas pontuar exatamente qual a proposta desse produto.

1 – Os artigos lidos são unânimes em esclarecer que os títulos de capitalização não podem ser considerados como investimentos.

Concordo com este posicionamento. Os investimentos têm como premissa básica a valorização de 100% do capital investido determinado por uma taxa de rentabilidade, pré ou pós-fixada. No caso da capitalização na maioria dos planos não ocorre à devolução de 100% do valor contribuído mensalmente, um percentual é direcionado aos sorteios e outro fica retido como taxa de administração.

2- Com veemência os títulos de capitalização são taxados como um “bom negócio” apenas para o banco.

Quanto a isso cabe apenas um questionamento: Se os títulos de capitalização são apenas rentáveis para os bancos, ou seja, é um péssimo negócio para quem compra, como o produto ainda existe no mercado?

3- Todos são unânimes em explicitar que em qualquer aplicação financeira o valor resgatado no final do prazo será maior.

Concordo plenamente. Qualquer aplicação trará um maior retorno sobre os valores contribuídos mensalmente.

4- Título de Capitalização não é um investimento, mas um jogo.

Concordo parcialmente com está afirmação. É claro que não se trata de investimento, mas também não se trata apenas de jogo. Podemos definir apenas como uma maneira de guardar um valor determinado por mês, com possibilidade de ser sorteado e ganhar um prêmio.

5- Quem compra um título de capitalização, normalmente é ludibriado.

Sou consciente que muitos adquirem o produto sem saber  exatamente o que compraram, mas generalizar e incluir 100% dos compradores nesta condição é um exagero.

Conclusões:

– Fica evidente que comprar um título de capitalização com a finalidade de investir dinheiro e ao mesmo tempo concorrer a vários prêmios é uma idéia equivocada. Se o objetivo é poupar o produto não é indicado. Existem diversas opções de investimentos com perfis conservadores, moderados ou arrojados, encontre aquela que se adapte ao seu perfil.

– Se você gosta de uma aposta, ou seja, gosta de fazer uma “fezinha” o produto pode ser interessante, pois se você não for premiado parte do dinheiro retornará. O mesmo não ocorre nas apostas da loteria ou similares. Já existe no mercado títulos de capitalização que devolvem todo o valor acumulado ao final do plano, com bônus de 10%, além da correção pela TR.

– Os títulos de capitalização já existem a um bom tempo no mercado e não consigo visualizar sua extinção. Esse fato comprova que muitas pessoas possuem interesse ou atração pelo produto. Temos como exemplo o mais popular título de capitalização do mercado: a Tele-Sena. As pessoas que adquirem este título sabem exatamente o que compraram, pois a propaganda é muito clara: Você pode ganhar vários prêmios e depois de um ano terá metade do valor corrigido de volta.

Como citei no inicio deste artigo, não tenho a intenção de indicar a compra ou não deste produto. Mas se a opção for de adquiri-lo as razões não devem ser pautadas sobre rentabilidade, mas sim como opção de concorrer prêmios e receber de volta parte ou o total dos valores aportados mensalmente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: