Novo Real: Moeda Internacional?

Dia 03/02/2010, o Banco Central anuncia a emissão de uma nova família de notas para nossa moeda.

Vários motivos foram apresentados para justificar a mudanças, e considero que todos possuem fundamentos. Em 1994 as cédulas criadas para a mudança prevista com o Plano Real foram feitas as pressas e não utilizaram o que havia na época de mais moderno na questão de segurança. Isso pelo que verifiquei será uma das mudanças mais importantes nas novas cédulas.

Como o Ministro Guido Mantega citou o Real está se tornando uma moeda de curso mundial, devido a sua valorização, portanto merece uma nova roupagem mais moderna e no mesmo nível das principais moedas mundiais, o Dólar e o Euro.

A diferenciação no tamanho das cédulas de acordo do valor da nota também é uma vantagem. Teremos muitas reclamações da população em geral e principalmente das empresas que prestam serviços com Cashs de Auto-atendimento, pois com diferentes tamanhos os equipamentos terão de ser alterados para que atenda as novas necessidades, o que gerará custo.

A mudança gradual até 2012 está correta, pois possibilitará a sociedade uma aceitação com mais tranqüilidade e sem atropelos dos novos modelos de cédulas que circularão.

A expectativa é que a nossa moeda mantenha a sua valorização gradualmente, sem afetar a produção interna, sem gerar desequilíbrio na balança comercial e nem inflação. Com esse quadro a população realmente poderá ter dinheiro para guardar em casa, como citou o presidente do BACEN, o Sr. Henrique Meirelles.

Novas Cédulas

Para saber mais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: