Monografia: O Banco Nossa Caixa S/A

O Banco Nossa Caixa foi instituído em 1917 sob a razão social de Caixa Econômica do Estado de São Paulo (CEESP), com o intuito de fomentar a poupança da população paulista. O Estado de São Paulo já contava com outra instituição bancária, o Banespa, que manteve suas funções de fomento a agricultura e as demais atividades produtivas no Estado.

“Sua função era promover ambiente seguro e remunerador para as pequenas economias, de forma a estimular as classes populares a economizarem parte de seus rendimentos, precavendo-se de qualquer acontecimento futuro, quando fosse necessária alguma soma em dinheiro; e prover auxilio adicional, a juros abaixo dos praticados no mercado, quando aquelas economias fossem insuficientes”. (Costa Neto apud Contel, 2006, p.32)

A capilaridade de agências da CEESP acompanhou inicialmente as linhas férreas existentes no território paulista e conjuntamente com os demais atores do sistema bancário ampliou sua rede de atendimento por todo o Estado de São Paulo nas décadas de 1940 a 1960.

Em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal e da Resolução nº 1.524 de 21.09.88 do Conselho Monetário Nacional a CEESP em 09/02/1990 altera sua razão social para Nossa Caixa Nosso Banco S/A (NCNB), deixando de ser uma caixa econômica para se tornar um Banco Múltiplo. Essa alteração nas normas do sistema bancário provocou na Nossa Caixa Nosso Banco a necessidade de uma nova postura no mercado financeiro. O Plano Real alterou toda a dinâmica do setor bancário e a NCNB também teve que se adaptar a nova realidade imposta, uma vez que seus lucros se baseavam na remuneração de Títulos Públicos pela taxa básica de juros.

Tanto o Banespa como a NCNB eram agentes do estado de São Paulo e suas capacidades de crédito foram utilizadas por vários mandatos governamentais, causando uma crescente dívida do estado com as duas instituições. A dívida estatal com os dois bancos evidenciou a falta de liquidez das instituições que rotineiramente necessitavam de auxilio do Banco Central, por meio da Carteira de Redesconto, para honrar seus compromissos. Este fato ocasionou a intervenção, por parte do Governo Federal em ambas as instituições. O governo de São Paulo, representado pelo então Governador Mario Covas conseguiu por meio de articulações políticas manter a Nossa Caixa Nosso Banco S/A sobre controle estadual, pois a venda do Banespa era suficiente para sanar as dívidas do estado, portanto o banco foi utilizado como moeda de troca indo a leilão em Novembro de 2000, sendo comprado pelo Banco Santander S/A.

Um Novo desafio se apresentava à Nossa Caixa Nosso Banco, assumir todas as funções exercidas pelo Banespa, como único representante do Estado. Gradativamente as operações que eram responsabilidades do Banespa migraram para a NCNB, entre elas: As contas do estado e das Secretárias, o pagamento dos fornecedores do estado, os depósitos judiciais e a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais.

Como agente do sistema financeiro na figura de banco múltiplo e impulsionada pelo novo papel imposto a Nossa Caixa buscou ampliar o seu portifólio de produtos e serviços, visando atender as demandas do mercado. Em 23/01/2001 uma nova alteração na denominação social da empresa é autorizada pelo Banco Central, passando a se chamar Banco Nossa Caixa S/A.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: