Monografia: A Internacionalização do crédito

A abertura do mercado brasileiro na década de 1990 possibilitou a entrada de diversas instituições financeiras por meio de aquisições de bancos e financeiras já instaladas no país ou do aumento de sua participação nas empresas em que já possuíam capital empregado. Contudo essa “invasão” internacional no sistema bancário apenas demonstra que o capital é totalmente fluido em relação ao território, pois as instituições financeiras que abarcaram seu capital em bancos no Brasil já possuem empresas, financeiras ou não, em diversos países pelo mundo. As bolsas de valores são outro exemplo da mobilidade financeira mundial possibilitando que os aplicadores possam migrar seus investimentos sempre que outro mercado se torne atrativo.

Essa característica do capital somente está presente quando se trata de grandes empresas e de investidores internacionais, pois no que se refere à pessoa física comum o crédito sempre está limitado à instituição da qual é cliente. Todos os bancos possuem diversas linhas de crédito a disposição de seus clientes, mas este crédito só acessível na instituição que a concede, em muitos casos apenas na agência onde detém a sua conta. Em conseqüência deste fato o crédito também se limita ao território onde a instituição está instalada, não sendo possível pleitear um empréstimo ou qualquer tipo modalidade de crédito em outro país e, no caso do Banco Nossa Caixa, as limitações territoriais são mais flagrantes, pois sua capilaridade territorial restringe-se ao estado de São Paulo e sete outros pontos fora de seu estado de origem (Campo Grande/MS, Curitiba e Londrina/PR, Belo Horizonte e Uberlândia/MG, Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ).

Uma exceção que podemos citar a esta regra é o cartão de crédito, pois mesmo sendo emitido aqui no Brasil, desde que na versão internacional, ele pode ser utilizado em todos os países que possuem empresas conveniadas as administradoras do crédito. O que abre essa possibilidade é que as administradoras de cartões de crédito estão presentes em quase todo o mundo, através dos contratos de emissão com bancos ou grandes empresas e pelas lojas conveniadas, onde milhões de estabelecimentos aceitam receber suas vendas ou prestação de serviços por esta modalidade de pagamento. Portanto um cliente do Banco Nossa Caixa, ou de qualquer outra instituição do país, que possua um cartão de crédito com abrangência internacional pode usufruir do limite de crédito concedido em quase todas as partes do mundo e pagar suas despesas com o cartão. Os gastos efetuados são convertidos da moeda local para a nossa moeda, o real, na próxima fatura de pagamento.

Ou seja, um banco territorialmente limitado como é o caso da Nossa Caixa, valendo-se das grandes empresas de cartão de crédito, pode, em certas modalidades, alargar suas latitudes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: