Carreira Profissional: Quando o “QI” muda tudo.

O intuito da criação do blog é o de compartilhar minha experiência profissional no sistema financeiro. Os assuntos abordados sempre se referem a produtos ou serviços bancários, mas esta semana comecei a leitura do livro Faça o que tem de ser feito de Bob Nelson, o qual trata das possibilidades de ascensão profissional quando aproveitamos as oportunidades de aprendizado e da prática de nossas habilidades e conhecimentos na empresa em que trabalhamos.

Grandes empresas podem propiciar grande velocidade de ascensão profissional, ou lenta e truncada dependendo da limitação geográfica de atuação em conjunto com a baixa rotatividade de funcionários. O processo seletivo para cargos podem ocorrer por meio de concursos internos ou por nomeações e indicações.

Não discuto que muitos cargos podem ser ocupados por pessoas competentes no caso de indicações, mas será que realmente eram as mais indicadas no momento, ou apenas estavam no lugar e com as pessoas certas?

Deparamos-nos com empresas onde o processo de seleção e nomeações é dito como transparente, mas documentalmente é possível comprovar que essa transparência pode ser muito opaca. Sempre que ouvimos falar sobre Nepotismo nos lembramos de políticos corruptos que se aproveitam da estrutura do Estado e nomeiam seus parentes e amigos para cargos de confiança e com altos salários. Sou consciente que “ajudas” ou facilidades existem em qualquer empresa, independente dos procedimentos adotados para preenchimento de cargos, mas constatar a prática nua, crua e descarada de nepotismo dentro de uma grande empresa, com ações na bolsa e “transparência” corporativa, é algo totalmente inusitado e deprimente.

A prova é documental e gravíssima, mas não cabe neste espaço relatar nomes, apenas exemplificar que mesmo fazendo o que deve ser feito e não apenas o que lhe pedem, podemos nos deparar com situações totalmente adversas que nos desestimularão a buscar a qualidade e a excelência em nossas ações diárias.

Caso você já tenha se deparado com uma situação semelhante não desanime, busque seu espaço e tenha o prazer e a certeza que você sempre estará por méritos e não por “QIs”, podendo olhar a todos com a cabeça erguida e sendo respeitado por aqueles que fazem parte do seu dia-dia.

*QI – Quem indica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: