Economia e Inflação: decisões atuais

Antes da estabilidade econômica o mercado brasileiro utilizava a precificação como medida de segurança perante as perspectivas inflacionárias, ou seja, antecipávamos a inflação futura. Após o Plano Real essa postura foi mudando gradativamente e hoje os preços são regidos pelas leis do mercado, oferta e procura.

As fortes chuvas do inicio de ano além de ocasionar diversas tragédias e prejuízos pelo país também são responsáveis pelo aumento de preços nos produtos alimentícios. O impacto na inflação foi imediato e os índices dos primeiros meses do ano já acenderam uma Luz de alerta no mercado brasileiro.

O Ministro Guido Mantega se pronunciou sobre a possibilidade de empresas anteciparem aumentos de preços sobre produtos e disse que o governo tomará atitudes contra os setores que fizerem “elevações não fundamentadas”.

“Os preços estão subindo porque a economia está mais aquecida esse ano. Tivemos problemas excepcionais de chuva, a alimentação puxou [os preços]. Não podemos projetar a inflação do início do ano para o resto do ano. É equivocado fazer isso, não podemos nos precipitar. Temos que ficar mais vigilantes para que não haja contágio desses preços sobre outros preços. Por exemplo, setores que já querem se antecipar em corrigir margens mesmo antes que ocorram elevações”, disse aos jornalistas após participar de evento da indústria do aço.

O ministro citou que entre as possíveis ações para conter a inflação e manter o crescimento econômico estão a redução de impostos em determinados setores, redução das tarifas de importação e o aumento da taxa básica de juros, a Selic.

O aumento dos juros deve ser analisado com cuidado, pois ocasiona a valorização do Real, que prejudica a exportação além do aumento da dívida pública, disse Mantega.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: