Fundos de Investimentos: Renda Fixa e Renda Variável

Renda variável

A principal característica dos títulos de renda variável é a impossibilidade de predeterminar a rentabilidade do investimento. Como o próprio nome já define os títulos de renda variável são voláteis e podem apresentar grandes rentabilidades em pequenos prazos ou prejuízos, ou seja, ter uma redução do seu valor.

Os principais títulos de renda variável são as ações. Uma ação representa uma fração de capital de uma sociedade anônima. O proprietário da ação de uma empresa torna-se seu acionista, ou seja, é um dos proprietários, portanto tem direito a participação nos lucros proporcionalmente à quantidade de ações que possuir.

Tipos de ações

Ações Ordinárias (ON), o titular de uma ação ordinária tem direito de voto nas assembléias de acionistas. De acordo com a nova Lei das S/A, uma empresa deverá ter, no mínimo, 50% do seu capital constituído por ações ordinárias.

Ações Preferenciais (PN)

Sem direito de voto nas assembléias, mas assegura a prioridade na distribuição de dividendos e/ou no reembolso do capital no caso da liquidação da empresa.

Renda Fixa

Os títulos de renda fixa ao contrário dos de renda variável mensuram sua rentabilidade, por meio de prefixação ou indexado a um determinado índice de reajuste.

Os Instrumentos de renda fixa são títulos representativos de emissão de dívida que permitem aos seus emissores captar recursos junto ao mercado, ou seja, são papéis que representam uma confissão de dívida com data pré-determinada para pagamento. Os principais papéis de renda fixa são os títulos públicos federais e os privados (CDB, LH, nota promissória, debêntures, etc.).

Formas de remuneração

Conforme o tipo de remuneração os títulos de renda fixa podem ser:

– Prefixados: Títulos com juros fixos estabelecidos no momento do seu lançamento ao público. O investidor sabe, no momento da compra, o valor que receberá no vencimento.

– Pós-fixados: Títulos indexados pela variação de diferentes índices (CDI-CETIP, TR, IGP-M, entre outros), onde a rentabilidade será definida conforme a variação do índice escolhido.

Em alguns títulos de taxa pós-fixada pode existir o pagamento intermediário de juros, o denominado cupom, caso, por exemplo, das NTN-C (corrigidas pelo IGP-M) e das

NTN-D (corrigidas pela variação cambial).

Títulos públicos

O Tesouro Nacional emite títulos públicos como uma das formas de captação de recursos para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infra-estrutura.

Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União. São resgatados em data predeterminada por um valor específico, atualizado ou não por indicadores de mercado, como, por exemplo, índices de preços. Podem ter remuneração pré ou pós-fixada.

Pré-fixados

LTN – rendimento determinado pela diferença entre preço e valor nominal. Resgate ocorre no vencimento.

NTN-F – pagamento de cupom de juros semestral e de principal no vencimento.

Pós-fixados

LFT – rentabilidade diária vinculada à Selic. O resgate ocorre na data de vencimento.

NTN-B – rentabilidade vinculada à variação do IPCA, mais juros definidos na compra. Pagamento de cupom de juros semestral e de principal no vencimento.

NTN-B Principal – rentabilidade vinculada à variação do IPCA, mais juros definidos na compra.  Não possui pagamento de cupom de juros semestral e o resgate ocorre na data de vencimento.

NTN-C – rentabilidade vinculada à variação do IGPM, mais juros definidos na compra. Pagamento de cupom de juros semestral e de principal no vencimento.

Uma resposta

  1. We are a group of volunteers and opoening a brand new scheme in our community.
    Your website provided us with usefull info to work on. Yoou have performed an impressive activity and our whole group will probably
    be thankul to you.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: