Salário: Disputa acirrada

No dia 02/01/2012 os assalariados de nosso país foram beneficiados pela aplicação da Livre Opção Bancária (LOB), que dá direito a optar em qual instituição financeira deseja receber seu salário.

Como, dez meses depois, o mercado está se comportando com a nova realidade?

O sistema bancário brasileiro sempre demonstrou grande capacidade de adaptação as novas realidades impostas pelas condições do mercado financeiro, como exemplo podemos citar a

grande mudança ocorrida em 1994, com a implantação do Plano Real e fim dos altos índices inflacionários, além da crise de 2008 com grandes impactos mundiais.

A Livre opção bancária ocasionou uma nova mudança de comercialização no sistema bancário. Até 2011 as instituições financeiras buscavam conquistar folhas de pagamentos das empresas e governos (empregadores), atraindo dessa maneira as contas dos funcionários e conseqüentemente clientes para a comercialização dos seus produtos e serviços. Atualmente os valores foram invertidos, a busca agora é pelo empregado, pelo seu salário.

Essa mudança simplesmente alterou o “direcionamento” dos benefícios dos empregadores para os funcionários, ou seja, o gasto com as folhas de pagamentos está sendo direcionado para isenções, reduções de taxas etc., para os funcionários/servidores.

A disputa está acirrada, redução de taxas de juros, isenções de tarifas entre outras ações especificas. O cliente bancário deve estar atendo a essa avalanche de propostas e opções, uma redução de taxa de juros numa operação de crédito pode ser diluída na cobrança de tarifas ou serviços, levando a um aumento de custo ao invés da “prometida” redução.

O que fica evidente é que independente da migração ou não do salário os clientes bancários tem se beneficiado da nova proposta dos bancos, de redução dos juros praticados em todas as linhas de crédito disponibilizadas no mercado, desde o cheque especial até o financiamento imobiliário.

Portanto mesmo sem sair do lugar os benefícios podem ser usufruídos, pare, compare e lembre-se do relacionamento já existente entre você e a atual instituição/gerente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: